Economia brasileira – Boas expectativas para 2011



  

Citar a economia brasileira como referência, atualmente, é basicamente um clichê, dado o número de informações sobre o assunto, tanto em jornais físicos como online. Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do país, destacou em muitas oportunidades o progresso do país, enquanto a oposição, dentro e fora do Brasil contestava vários números e discursos.

Embates à parte, certamente o Brasil conseguiu bons feitos, tanto que a perspectiva de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 é de 7,61%, superior às estimativas para 2011, de 4,60%. Os empresários brasileiros do segmento privado, por sua vez, continuam otimistas com as possibilidades por aqui.

De acordo com levantamento realizado pelo International Business Report 2011, da Grant Thomton, a expectativa econômica brasileira, em termos de aumento de receitas, acompanha a latinoamericana, com índices superiores a 80% para este ano.

Leia também:  Nova Lei Trabalhista - Mudanças




No quesito aumento da rentabilidade econômica, o índice constatado pelo instituto, no caso brasileiro, chegou a 71% positivos, 13 pontos percentuais acima do registrado em 2010. Segundo Jobelino Locateli, CEO da Grant Thomton Brasil, o patamar de otimismo brasileiro indica que a nação está trilhando caminhos corretamente, com inflação sob controle, sugerindo portanto que a economia local será uma das mais poderosas em todo o planeta.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas