A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou recentemente dados sobre o setor industrial brasileiro – ilustrando certo pessimismo entre os empresários. Provavelmente, o comportamento do segmento neste ano será mais ameno em relação ao desempenho registrado em 2010.
Inicialmente, os prognósticos dos empresários em relação à demanda e à aquisição de matéria-prima diminuíram em janeiro frente ao período igual de 2010. Ao primeiro quesito, o indicador de perspectiva para os próximos seis meses recuou de 62,9 pontos para 58,1 pontos no confronto anual. Ao segundo quesito, a CNI detectou recuo no medidor para 56,8 pontos, contra 59,8 registrados no primeiro mês do ano passado.
Além desse decréscimo em relação ao otimismo com o mercado interno, o setor apresenta-se pessimista com as exportações. Em janeiro, a expectativa abarcou 49 pontos, mesmo assim superior aos 48,3 pontos de dezembro. Vale ressaltar que existe maior otimismo quando os cálculos ultrapassam 50 pontos.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: CNI
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?