Estudo semeado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) apontou, no dia 17 de janeiro, que o Índice de Preços dos Supermercados (IPS-Apas) desacelerou para 0,77% no mês passado, contra 1,06% do apurado em novembro.
No acumulado anual, de acordo com a Apas, o IPS contraiu variação de 8,77%, bem abaixo do índice de 14,16% constatado nos preços no atacado examinados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sob a responsabilidade dos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, o medidor portou-se acima dos 6,4% calculados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Mesmo com a desaceleração entre dezembro e novembro, revela a Apas, os custos do grupo Alimentação minutaram avanço de 0,98%, com ênfase gerida pelos produtos industrializados, que obtiveram expansão de 1,67%, diferentemente do conjunto hortifrutigranjeiros, que recuou 0,22%.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: UOL
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?