Fipe – IPC (SP) – Crescimento na 1ª Prévia de Janeiro de 2011

  

  

O consumidor precisa estar atento aos movimentos inflacionários. Estima-se que neste ano a inflação poderá crescer para conter, assim, vertiginosas expansões vislumbradas em vários setores desde o ano passado. Dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indicam que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no município de São Paulo cresceu 0,61% na primeira prévia de janeiro, contra 0,54% do percentual constatado no final de dezembro.

Com crescimento de 1,39%, a Alimentação foi o grupo de maior compressão sobre o IPC – já havia avançado 1,38% no mês passado. Educação também exerceu certa pressão, com incremento de 0,96% na primeira leitura de janeiro, ante 0,10% de dezembro.


O grupo Transportes também apresentou expansão na prévia inicial do mês, de 0,77%, contra 0,39% do último mês do ano passado. O aumento na categoria Despesas Pessoais, por sua vez, foi de 0,31% na leitura anterior para 0,37% na atual.

Na contramão dos grupos anteriores figuraram Saúde e Vestuário, que decresceram de 0,23% para 0,17% e de 0,67% para 0,26%, respectivamente. Diferente dos anteriores ocorreu na Habitação, em que a variação manteve-se no patamar de 0,21%.

Por Luiz Felipe T. Erdei

  

Fonte: G1