Dados enunciados no dia 7 de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relacionaram que a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,63% no mês passado, contra 0,83% do registrado em novembro. Com isso, o medidor, em todo ano, ficou acima do centro da meta de 4,50% estabelecida pelo governo, mais especificamente em 5,91%.
Apesar de o índice se prostrar um pouco acima, ainda assim permanece dentro da meta, pois há tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com a agência de notícias Reuters, esse é o maior resultado já vislumbrado desde 2004, ocasião na qual a inflação encostou na percentagem de 7,6%.
Em nota, o instituto sopesa que os produtos com maior aceleração até novembro foram responsáveis pela baixa sentida em dezembro, entre os quais do grupo Alimentação, com destaque para as carnes (10,67% no mês retrasado para 2,25% no período seguinte).
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?