Setor Varejista – Crescimento nas Vendas em Dezembro de 2010

  

  

Em convergência com o otimismo do consumidor e com o Produto Interno Bruto (PIB) – estimado por especialistas e pelo Banco Central em 7,61% para 2010 – a atividade varejista do país conseguiu, no ano passado, avanço de 10,3% em comparação a 2009. Em dezembro, segundo o portal Terra, o índice cresceu 2,9% sobre seu mês imediatamente anterior.

Segundo a Serasa Experian, fonte da informação, o último mês do ano passado contraiu expansão de 12,8% no confronto anual, conquistando, desta forma, o segundo melhor índice para o período em uma década.


A entidade indica que o principal fator para a alta decorreu da expansão abalizada pelo segmento de materiais de construção, que saltou 17% em 2010 ante 2009. Vale ressaltar que esse mesmo setor conquistou a continuidade da exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados para até o último dia de 2011.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Dois outros ramos com bom resultado em 2010 foram informática e eletroeletrônicos (crescimento de 14,9%) e motos, veículos e peças (incremento de 10,9%). Mesmo assim, economistas da Serasa preveem ritmo mais ameno de expansão da atividade do comércio em virtude das regras fixadas pelo Banco Central em dezembro passado e concernentes ao crédito.

Por Luiz Felipe T. Erdei