Dados enunciados na terça-feira (21/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinalaram decréscimo da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de dezembro. A alta de 0,69% no mês contra 0,86% de novembro teve como fator primordial o menor custo dos alimentos.
Em nota, o IBGE pondera que a desaceleração relacionada aos preços dos alimentos abarcou índice de 1,84% em dezembro, ante 2,11% do mês passado. Apesar do arrefecimento, segundo a agência de notícias Reuters o grupo Alimentação e Bebidas ainda tem representação expressiva no IPCA-15, de 62%.
Os itens que sofreram recuo foram o pão francês, o leite e o açúcar cristal, com destaque para o feijão preto, o feijão carioca e a batata inglesa. Por outro lado, as carnes, que ilustram significativa aceleração desde o início do ano, contraíram acréscimo de 8,32% no mês, contra 6,10% em novembro.
No acumulado anual até o levantamento em questão, o IPCA-15 contabiliza elevação de 5,79%, acima do índice de 4,18% observado no período igual de 2009.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?