Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicaram que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu para 1,06% na segunda leitura de dezembro, contra 1,14% de antes, interrompendo uma série de cinco semanas consecutivas de elevação.
O novo índice revela média de correções de preços entre 7 e 15 de dezembro sobre os 30 dias antecedentes. O principal fator dessa queda foi a diminuição no nível de aumento de custos dos alimentos, com taxa decrescendo de 2,72% para 2,45%. Colaboraram expressivamente para esse recuo as carnes bovinas e frutas.
Artigo veiculado pela Band Online ressalta que quatro dos cinco componentes com maior influência no resultado geral do medidor foram representados pela esfera alimentação (alcatra, açúcar refinado, filé mignon e mamão papaia). O único representante não pertencente a esse grupo foi aluguel residencial. Na contramão figuraram o feijão-carioquinha, a batata-inglesa, a melancia, o quiabo e o alho.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?