O cenário econômico permanece otimista se relacionado 2010, embora o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro seja aguardado em menores índices no ano que vem. De acordo com o Banco Central, a economia brasileira avançou 0,51% em outubro ante setembro, a maior percentagem diagnosticada desde abril pelo IBC-BR.
Na comparação com o décimo mês de 2009, porém, o índice de crescimento arrefeceu para 5,88%, o sexto mês seguido dessa ocorrência. Em abril, para se ter ideia, a economia avançava 10,75% na mesma base comparativa.
Segundo a Folha UOL, a economia do Brasil com base no IBC-BR acumula desenvolvimento de 8,49% neste ano e 8,26% nos últimos 12 meses. Esse indicador é um dos componentes avaliados pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) no momento de deliberação da Selic, a taxa básica de juros da economia – atualmente em 10,75% ao ano.
Leia mais: BC – PIB e IPCA – Novas Estimativas para 2010 e 2011
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?