IBGE – PIB brasileiro – Crescimento no 3º Trimestre de 2010



  

Cálculos efetivados pelo Banco Central (BC) indicam expansão de 7,55% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano no confronto a 2009. No primeiro trimestre fora abalizado índice de crescimento em 2,7% ante três meses anteriores, denotando importante avanço, base sustentada em particular pelas medidas adotadas pelo governo no intuito de afastar a crise financeira do país.

No terceiro trimestre de 2010, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 0,5% ante o período entre abril e junho e 6,7% no confronto anual. De acordo com a Reuters, embora tenha superado alguns prognósticos, a retração de 1,3% e 1,5% dos setores agronegócios e indústria, respectivamente, foi o precursor do resultado.





Por outro lado, o segmento de serviços colaborou positivamente para o avanço do PIB devido ao incremento de 1%. Economistas avaliam a desaceleração como positiva, pois na medida em que os índices ilustram inflação em ascensão, existem suposições de aquecimento excessivo da economia, algo que teria de ser combatido por meio de aumento do juro.

Por Luiz Felipe T. Erdei