FGV – IPC-S – Crescimento na 1ª Prévia de Dezembro de 2010



  

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram alta de 0,83% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre outubro e novembro, impulsionada pelo grupo Alimentação, em especial a carne, que desde o início do ano aglomera considerável avanço de preços.

A inflação examinada pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) também apresentou aceleração a patamares elevados, o mais alto desde fevereiro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador cresceu 1,14% na primeira prévia deste mês, após incremento de 1% em novembro.

Em nota, a fundação assinala que os custos do grupo Alimentação ascenderam em ritmo mais avançado para 2,72% na atual leitura, ante 2,27% da vislumbrada na constatação anterior. A FGV atesta que além da carne as frutas contraíram incremento para 5,67%, contra 3,95% de antes, bem como adoçantes, de 7,14% para 9,11%.





Os custos na categoria Saúde também agregaram crescimento, de 0,39% em novembro para 0,47% na primeira prévia de dezembro. Diferentemente ocorreu no grupo Vestuário, pois houve alta para 0,76% na leitura em questão, contra 1,01% na constatada no mês passado.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Reuters