Levantamento edificado nesta semana pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinala que os custos dos produtos mais procurados pelos consumidores brasileiros para as festas de final de ano (Natal e virada de 2010 para 2011) estão superior à inflação média constatada no varejo.
Para chegar a essa conclusão, a FGV apurou preços de 18 produtos mais esquadrinhados para o período e nesses a inflação, acumulada em 12 meses até o mês passado, abordou índice de 12,15%, muito acima da média varejista do período (5,34%) examinada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M).
Para a fundação de acordo com o Estadão, a elevação nos custos dessas mercadorias para as duas ceias de final de ano também foi mais impetuosa ante a inflação média no varejo entre os valores dos alimentos, que conglomeram avanço de 7,73% entre dezembro de 2009 e novembro de 2010.
Os produtos que sofreram maior reajuste foram o lombinho suíno, de 14,99%, o frango inteiro, de 10,21%, e o pernil suíno, de 9,71%. No período anterior acumulado apresentavam recuo de 9,58%, 7,26% e 6,18%, respectivamente.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?