A economia brasileira sustenta bons números desde o início do ano, embora, no decorrer de cada mês, uma desaceleração fora constatada. O aumento do poder de compra dos consumidores, o crescimento das vagas formais e o acesso ao crédito são três dos fatores mais mencionados por especialistas como justificativas para o ambiente atual atravessado pelo país.
Contudo, levantamento realizado pela Serasa Experian assinala que o crédito aos brasileiros deverá apresentar desaceleração daqui a um semestre, pois o indicador de Perspectiva de Crédito ao Consumidor contraiu arrefecimento de 1,6% em outubro, o oitavo recuo seguido.
A Serasa estima que mesmo com as baixas os recursos livres devem continuar a crescer, porém numa cadência mais amena nos próximos seis meses. Para a entidade, de acordo com a agência de notícias Reuters, um novo ciclo de aperto monetário e o incremento do endividamento do cidadão deverão realizar contraponto à ascensão da massa real de rendimentos e do coeficiente de confiança.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?