Perspectiva de Crédito ao Consumidor – Outubro de 2010 – Tendência de Desaceleração



  

A economia brasileira sustenta bons números desde o início do ano, embora, no decorrer de cada mês, uma desaceleração fora constatada. O aumento do poder de compra dos consumidores, o crescimento das vagas formais e o acesso ao crédito são três dos fatores mais mencionados por especialistas como justificativas para o ambiente atual atravessado pelo país.

Contudo, levantamento realizado pela Serasa Experian assinala que o crédito aos brasileiros deverá apresentar desaceleração daqui a um semestre, pois o indicador de Perspectiva de Crédito ao Consumidor contraiu arrefecimento de 1,6% em outubro, o oitavo recuo seguido.





A Serasa estima que mesmo com as baixas os recursos livres devem continuar a crescer, porém numa cadência mais amena nos próximos seis meses. Para a entidade, de acordo com a agência de notícias Reuters, um novo ciclo de aperto monetário e o incremento do endividamento do cidadão deverão realizar contraponto à ascensão da massa real de rendimentos e do coeficiente de confiança.

Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Por Luiz Felipe T. Erdei