O setor de materiais de construção pediu e foi atendido. Finalmente o governo decidiu ceder e prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao segmento até dezembro do ano que vem, dilatando em 365 dias a deliberação anterior. Portanto, 45 itens continuarão com preços baixos.
Matéria veiculada pelo portal R7 retoma que em abril deste ano os empresários do setor constataram que as exonerações poderiam responder por um acréscimo extra de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do país caso o benefício fosse mantido por mais dois anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a continuidade fornecerá ganhos próximos de R$ 38 bilhões para o país durante um triênio.
Com essa nova determinação o setor habitacional continuará a granjear bons números. Para este mês já era aguardado aumento no número de compras como antecipação ante o término do estímulo fiscal, situação observada no segmento de veículos automotores.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Acho Ótimo a prorrogação da isenção do IPI para materiais de construção; esta medida beneficia as industrias, os profissionais de vendas e principalmente a população de baixa renda. Gostaria de saber quais produtos do segmento de materiais para construção terão esenção de IPI até dezembro de 2011.
Grato,
Jadir
Qaul a relação de produtos isentos de ipi p/ construção civil