Economia Brasileira – Otimismo dos Consumidores – Outubro de 2010



  

A economia brasileira tem propiciado a elevação do otimismo dos brasileiros. Com as medidas do governo no final do ano passado e início deste – sobretudo a exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – juntamente ao aumento do poder de compra e acesso ao crédito, os cidadãos tupiniquins creem que a situação pode melhorar ainda mais.

De acordo com a Pesquisa DataSenado edificada no mês passado, 61% das pessoas confiam que a situação econômica tende a melhorar nos próximos meses. O otimismo é mais amplo se relacionados os cidadãos de baixa renda.





Entre os brasileiros sem qualquer fonte de renda, 64% acreditam numa melhoria. Na mesma tendência anteriormente descrita, 63% das pessoas com remuneração de até dois salários mínimos confiam nesse movimento e 59% dos questionados com ganhos entre dois e cinco salários mínimos preveem enriquecimento.

Matéria veiculada pelo portal de Economia UOL também assinala que 55% da população com renda entre cinco e dez salários mínimos possuem perspectivas positivas, pouco acima do índice de 53% entre aqueles com rendimento superior a dez salários.

Por Luiz Felipe T. Erdei