Informações divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinalaram avanço de 1,20% no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) na segunda leitura do mês, ante aumento de 0,89% no mesmo período de outubro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou alta de 1,55%, superior ao 1,16% constatado anteriormente.
Matéria veiculada pela Reuters indica que o IPA do setor agrícola também subiu na segunda leitura de novembro, para 4,65% sobre 4,41% da mesma ocasião do mês passado. O IPA industrial, por sua vez, cresceu 0,49%, ante 0,10% de antes. Os maiores progressos individuais de custos no atacado ficaram por conta dos bovinos e da carne bovina, do açúcar cristal, do milho e da soja em grãos.
Base indicativa para cálculo da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ascendeu 0,59% na segunda constatação realizada neste mês, contra 0,47% da segunda leitura de 30 dias antes.
As despesas do grupo Alimentação cresceram consideravelmente, de 0,93% para 1,26%. Mantendo a mesma tendência, os custos de Transporte aumentaram 0,75% depois de baquearem 0,06% na leitura antecedente.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?