Inadimplência aumenta com datas comemorativas e copa do mundo



  

As medidas de estímulos fiscais concedidas pelo governo brasileiro em conformidade com os limites permitidos a cada setor impulsionaram maior consumo da população. Até o primeiro trimestre de 2010, por exemplo, adquirir produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar), nova moradia ou veículos automotores ficou mais tranquilo.

Após a retirada dos benefícios surgiu no nariz dos consumidores datas comemorativas, como é o caso do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e do Dia dos Pais, este último mais recentemente. A Copa do Mundo ocorrida na África, por exemplo, motivou lojistas a incentivarem os brasileiros a comprarem televisores, alimentos e bebidas, portanto, mais gastos.





Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador

Este conjunto de fatores e alguns outros não descritos neste artigo tiveram por resultado divulgado nesta semana pela Serasa Experian maior endividamento e aumento nos percentuais de inadimplentes. Somente em julho, de acordo com o portal de notícias G1, houve alta na inadimplência em 3,9% ante período igual de 2009, configurando, pois, o terceiro salto consecutivo no confronto anual.

De janeiro a julho, com os índices positivos nesse ínterim, a inadimplência dos brasileiros apresentou arrefecimento de 1,4% ante o período igual de 2009. Contudo, assinalam economistas da entidade, nos próximos meses, até o final de 2010, a inadimplência deverá crescer mais um pouco.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Consultar Nome no Serasa Experian pelo Computador