Cuidados na Hora de Escolher o seu Seguro



  

Na hora de garantir a cobertura financeira contra um sinistro, seja ele um automóvel, um imóvel ou até uma vida, alguns cuidados são imprescindíveis. Busque referências das empresas no mercado e peça aos amigos algumas indicações de um corretor de confiança, com registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

"É fundamental definir o perfil do cliente antes de assinar o contrato. As características do segurado vão determinar as necessidades e o valor do seguro", orienta Dirceu Cadena, da Cadena Seguros,no Recife (PE). Evite omitir informações e não diga 'pequenas mentirinhas'. "Se for comprovado que houve ma fé no preenchimento do perfil, a seguradora tem direito de se recusar a pagar o sinistro, ou seja, negativar a cobertura", alerta ele.

Leia também:  Investimentos em Renda Fixa - Tipos, Prazos, Rendimentos




Conferir a data de vigência da apólice foi fundamental para o advogado recifenseEdson Batista, 40 anos, que sofreu um sinistro no dia do vencimento do seguro. "Eu comprei um veículo usado e fui roubado no mesmo dia. A apólice do seguro vencia à meia-noite daquele dia, então recebí o valor do carro de volta. Desde então eu não tenho carro sem seguro", desabafa Batista.

Ao fechar um seguro pergunte quais são as empresas credenciadas à seguradora. Na renovação, verifique mudanças de idade, endereço ou trabalho. Feito tudo isso, você vai torcer para que não aconteça nada. Mas em caso de sinistro, certamente você terá a cobertura do seu patrimônio.

Leia também:  Como Calcular o Valor do Seguro-Desemprego

Por: Alexandre de Souza Acioli