Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RC Profissional)



  

Há tantos outros seguros importantes quanto os de saúde, de vida e habitacional, mas que ainda são pouco contratados. Na maioria dos casos, a população desconhece. Um deles é o seguro de responsabilidade civil profissional (RC Profissional). Esse é um produto oferecido para profissionais liberais. O objetivo dele é garantir a proteção nos casos de o contratante ser responsabilizado civilmente por ter causado algum tipo de dano material ou pessoal a terceiros.

"Todo profissional que presta serviços e oferece produtos ao consumidor deveria ter este seguro", orienta o diretor da Cadena Seguros, Dirceu Cadena (Recife-PE). Muitas vezes, médicos, odontólogos, engenheiros, contadores e arquitetos são cobrados judicialmente por omissões ou danos (involuntários) causados a terceiros e obrigados a indenizá-los pelos prejuízos. "Em muitos casos, os resultados podem ser devastadores e acabar com a carreira e o patrimônio do profissional", alerta Cadena, que já passou por problema semelhante e hoje não relaxa o seu RC Profissional.

Leia também:  Rotativo do Cartão de Crédito da Caixa - Novidades

O corretor orienta: todo profissional que, de alguma forma, possa causar danos materiais, físicos ou morais a terceiros, deve providenciar a contratação desse tipo de produto. Outra dica: a maioria dos RC Profissional funciona com o conceito de franquia, como os seguros de automóveis, em que o contratante tem que arcar com uma parte do valor.





PROCURA

O engenheiro eletrônico Giovani de Morais Silva, sócio da Konet – Conservação e Modernização de Elevadores Ltda.está correndo contra o tempo para contratar um RC. Ao ganhar a concorrência para a realização de serviços de manutenção nos equipamentos de um condomínio, foi-lhe cobrado a apresentação do número e cópia da apólice do seu RC.

Para ele a cobrança foi uma surpresa, pois até então ninguém lhe havia feito tal exigência. Apesar do custo adicional, ele sabe que os benefícios que o seguro um dia poderá trazer em caso de necessidade.

Leia também:  Prazo para Saque do Abono Salarial (PIS/PASEP) 2014

Por: Alexandre de Souza Acioli