Reajustes no Valor da Locação de Imóveis em São Paulo




Segundo divulgação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) nesta terça-feira, o valor dos contratos de locação firmados no mês de junho na capital paulista teve uma alta de 11% em comparação ao mesmo mês em 2009. O percentual é maior que o medido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que registrou um acréscimo de 4,84% no mesmo período.

Comparado ao mês anterior, maio, foram registrados 0,3% de reajuste. De acordo com entidade, este é o menor índice desde janeiro deste ano, que teve aumento de 0,2%. Para o Secovi, o número indica uma desaceleração na procura de imóveis para aluguel. Em junho, os imóveis que tiveram locação mais rápida foram casas e sobrados, enquanto o fiador foi o tipo de garantia mais usada nos contratos, com uma média de 49% do total firmado.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019 - Previsão do Governo

Os contratos de aluguel já em andamento com reajuste anual previsto para o mês e com variação atrelada ao IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) tiveram um aumento no aluguel de 4,18%. Para quem tem reajuste previsto para julho baseado no mesmo índice, a previsão é de um acréscimo de 5,17% no contrato.

Por Bruno Chagas