Aumento da Inadimplência em Junho 2010 – Serasa Experian



  

A excitação vivida pelos consumidores brasileiros ao final do ano passado contribuiu, e muito, às vendas em diversas esferas comerciais do país. No transcorrer de 2009, foi constatado ao Brasil saída do colapso financeiro mundial, provocando, entre diversas consequências, aumento do otimismo da população e de empresários, bem como melhores índices de empregos.

Especialistas, há meses, estimavam aumento da inadimplência entre os consumidores no segundo semestre deste ano, fato já constatado, porém, desde maio. Para junho, revelou o Indicador Serasa Experian, houve aumento de 5,2% no número de inadimplentes em relação ao período igual de 2009 e 1,1% em confronto ao mês imediatamente anterior.





Leia também:  Salário Mínimo Ideal - Valor em Agosto 2017

A entidade, em reportagem veiculada pelo portal de economia UOL, assinala que as aquisições de produtos ao Dia das Mães, Dia dos Namorados e Copa do Mundo foram os fatores responsáveis, grosso modo, pelo aumento do endividamento. A compra de mercadorias que antes contavam com a exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) contribuíram, também, para o aumento, revela a Serasa.

A entidade, por fim, acredita que o número de inadimplentes deverá continuar a ascender nos próximos meses, entretanto, de maneira comedida.

Por Luiz Felipe T. Erdei