Vale compra alta tecnologia da China




Grande parte dos brasileiros, certamente, já comprou ou estava prestes a adquirir produtos de origem chinesa. Há alguns anos, cada mercadoria gerava receio em virtude da possível baixa qualidade, pois, além de contar com preços inferiores, nem todos duravam o quanto se imaginava. Contudo, parece que a China conseguiu inverter esse pensamento.

Reportagem veiculada pela Folha UOL relacionou que os produtos chineses de qualidade problemática começaram a dar lugar a outros de alta tecnologia, como é o caso da dúzia de navios do estaleiro Rongsheng comprados pela mineradora Vale.


Benjamin Steinbruch, diretor-presidente da CSN, afirma que os chineses detêm tecnologia de ponta nessa esfera. A declaração tem lá seu fundo de verdade, pois a siderúrgica fechou a aquisição de US$ 280 milhões em equipamentos originados da estatal Cisdi.

Se a China continuar a se especializar em vários setores do varejo, por exemplo, outras nações precisarão aumentar seus investimentos na finalidade de competir com as exportações asiáticas.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Fonte: Folha UOL