Países Emergentes terão 57% do PIB do Mundo em 2030



  

Os emergentes têm causado inveja, no bom sentido, aos países mais desenvolvidos do globo terrestre devido ao ambiente pelo qual atravessam e, sobretudo, pelas perspectivas a médio e longo prazo a Brasil, China e Índia, por exemplo. Os brasileiros, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, se permitiram sonhar mais alto, conquistar novos empregos e adquirir produtos em maior escala em relação há alguns anos.

Um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que a participação das nações emergentes no Produto Interno Bruto (PIB) global deixou o índice de 38% percebido no princípio deste século para 49% em 2010. Até a próxima segunda década, ou seja, 2030, o órgão avalia novo percentual, desta vez muito superior, em 57%.

Leia também:  Seguro-Desemprego - Quem tem direito a receber

A OCDE se baseou, para seu levantamento, numa tendência percebida nos últimos vinte anos, quando as transformações na estrutura da economia deslocaram o centro de gravidade econômico do planeta, menção espelhada pelo Folha UOL, em orientação ao sul e ao leste da Terra.





O estudo, longo em sua constituição, indica que essa nova característica não é somente um acontecimento transitório, mas sim uma mudança estrutural de grande importância à história do que se conhece por mundo.

O Brasil deve aproveitar essa perspectiva e anotar em seu cronograma reformas infraestruturais. Feito isso, os resultados serão mera consequência.

Por Luiz Felipe T. Erdei



2 comentários em “Países Emergentes terão 57% do PIB do Mundo em 2030

  1. AQUINO CORREIA JAPIASSÚ · Editar

    NA PRÓXIMA DÉCADA, A PARTIR DE 2020, O BRASIL SERÁ A 5ª OU 6ª ECONOMIA DO MUNDO SE NOSSO PAÍS MANTER ESTE RITMO DE CRSCIMENTO.

  2. investimentos ;em educaçao,saude,tecnologia de ponta(sensiveis);se for feito oque a (china),fez e esta fazendo ,tirou da miseria absoluta,cerca de(400 milhoes de seres humanos desta naçao),pode ser provavelmente acreditaria, mas pela veracidade dos fatos ,desculpem-me mas nao acredito,e,lembrem-se somos e temos a(3¨pior distribuiçao de renda do planeta,devido as corrupçoes,principalmente,dos governantes,99.9%,sao ladroes e canalhas desta naçao,o que realmente e uma vergonha,senhores e senhoras,lembrem-se sempre este e o ano da virada),eleiçoes,nao troquem o teu voto por uma cesta basica,pergunte ao teu candidato o (plano de governo)deste candidato ,ai sim valera a pena.