Lula deverá acatar reajuste de 7,7% aos aposentados



  

Contestado desde seu início, o reajuste de 7,7% aos aposentados que têm remuneração mensal superior a um salário mínimo finalmente foi acordado. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, recebeu diversas recomendações de Guido Mantega, ministro da Fazenda, para vetar o alçamento do percentual, pois as contas públicas do país poderiam apresentar desequilíbrio.

Anteriormente, de acordo com o portal de notícias G1, Lula barrou a emenda que elimina o fator previdenciário no país, mas indica, por outro lado, que o líder do país não quer se arriscar ao vetar a fixação do novo índice aos aposentados devido a dois fatores: término de seu mandato e pleito de outubro, no qual Dilma Rousseff (PT), ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata, recebe seu integral apoio.





Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), deputado e líder da Força Sindical, afirmou que até acolhe a medida de veto ao fim do fator previdenciário, porém, quer que o presidente fixe o reajuste de 7,7% à classe de aposentados.

Se Lula vetasse, também, o projeto de reajuste, provavelmente a oposição poderia usar o episódio como bandeira para derrotar Dilma nas eleições. Realmente, se o líder do país agir desse modo, a petista poderá ter sua imagem desvencilhada à principal bandeira do PT: beneficiar a sociedade e outorgar melhores condições à população.

Por Luiz Felipe T. Erdei



20 comentários em “Lula deverá acatar reajuste de 7,7% aos aposentados

  1. Nunca vi alguem usar a bandeira dos pobres e negar aumento pra aposentados.Ainda mais sobrepondo á economia ao social.O governo cobra muitos impoostos da classe média.Sabe quem que vai pagar o aumento? quem sempre paga tudo para os pobres: a classe média.E os governos sempre levam a fama de bonzinhos e a classe média… de lobo mau.

  2. Fernando Augusto Rodrigues da Costa · Editar

    Essa conversa de que não têm como pagar o reajuste de 7,7% é conversa fiada. Os rombos no governo, são muito maiores que os provocados por esse mísero reajuste. Basta vontade política.

  3. como pode um lider sindical dizer que aceita o veto ao fim do fator previdenciario? Não dá para acreditar em lideranças, mesmo!
    Se o presidente Lula vetar a proposta de fim do Fator quem estará no fim será o seu governo, como disse o leitor Francisco Grippa: Lula e Dilma, nunca mais!

  4. Interessante e muito, um “rebu” danado para dar um aumento de 7,7% aos aposentados, mas todos os aposentados que foram vitimados pelo malfadado “buraco negro”, criado por um tal de Fernando Collor & Cia, estão na realidade proximos de uma defasagem em torno de 80% em seus proventos, sera que alguem um dia fará a correção desta situação, outra coisa esquecida, com a unificação das caixas de aposentadorias, “pinduraram” um monte de gente que nunca contribuio à previdencia, como fica isto?

  5. Pedro pereira Tavares · Editar

    Aumentar os aposentados com este reajuste de 7.7%, não tem dinheiro para pagar,mas dar reajuste a funcionalismo público tem dinheiro, e outros aumento na calada noite, nem tem discussão sai só com estalado de dedo.
    A Lula acorda, quando você estava fora você fazia tudo e agora está saindo pela tangente.

  6. Reginaldo Mauricio dos Santos · Editar

    Se o aumento de 7.7% nao for vetado pelo presidente qual e o mes que deverar sair.

  7. Como assalariado, parte de minha vida recolhi contribuições ao INSS sobre 20 salários mínimos e posteriormente sobre 10 salários mínimos.Hoje minha aposentadoria representa 3,2 salários mínimos e a cada ano vejo esta proporção diminuir. Aumento de 7,7% é “merreca” frente às perdas acumuladas ano a ano. Uma dúvida: O aumento dos aposentados se concretiza anualmente no mes de maio? Se sair este reajuste, será retroativo?

  8. Se não sair esta merreca de 7.7% e o fator previdenciario não cair, NUNCA mais nem Lula, nem Dilma e nem o PT……..

  9. Quando que deveria receber este aumento morrer, eles liberam…..é sempre assim Aposentado morre de esperar…….

  10. para eles que ganham uma imenscidade de dinheiro não tem discurção de aumento,mais quem ganha um pouco mais que um salário mínimo é um absurdo oque deve se fazer de contas para não estourar os orçamentos, é uma vergonha!!!!!!

  11. JOSE GERALDO BATISTA · Editar

    O GOVERNO VAI PERDER MILHÕES E MILHÕES DE VOTOS SE NÃO DER O REAJUSTE DOS APOSENTADOS, FALO ISTO COM BASE EM MIM MESMO QUE SEMPRE VOTEI NO LULA E NÃO VOTAREI MAIS SE ISTO ACONTECER.
    NEM EU NEM MINHA FAMILHA QUE NÃO E PEQUENA E QUEM MAIS EU PODER TIRAR DE IDEIA CONTRIBUI POR MUITOS ANOS E NÃO FOI COM POUCO PRA HOJE ESTA PASANDO POR ISTO.

  12. sr. presidente esse aumento tão badalado na imprensa de 7.7 não significa nada diante das nossas perdas caso o sr não dé essa mereca de aumento faremos um compror para o serra ganhar as eleições e a dilma a ve navios pense bem nos aposentados que estão morrendo de fome,que DEUS possa abençõa o sr. e a sua familia um forte abraço desse aposentado que não tem segurança saúde como muitos outros.

  13. Maria das NEves Ferreira Tavares · Editar

    Senhor ministro que aconselha o presidente a vetar o reajuste aos aposentados, tenho uma proposta a lhe fazer. Vamos trocar o seu salario pelo meu só então entenderá a necessidade dos mais humildes. E, não me venha com demagogia. Pense, reflita não destua o lado bom do sua dignidade.Leia e obrigado.

  14. Realmente o sr Presidente não deve acreditar em justiça divina !!!

    Com as aposentadorias que acumulou e não tendo pai recebendo aposentadoria fica fácil vetar qualquer aumento ou melhor dizendo esmola para esta classe que já trabalhou tanto por este país, diferente deste que estão no poder e político a parte.

    Que vergonha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Caros companheiros e companheiras aposentados deste pais, diga não a DILMA, e todos os canditatos do PT, os deputados e senadores, que estão contra o reajuste dos aposentados. Eles dizem que o pais vai a falecia com este reajuste de 7.7%, isto é um absurdo. É so usar toda recadação da previdencia usar na previdencia, que nos não precisariamos ficar pedindo esmola para este governo, que nos enganou quando era candidato, mais graça a Deus, já esta indo embora.

  16. jose carlos monteiro alves · Editar

    Naõ se iludam não,aposentados!!!!lula deve ter como livro de cabeceira Maquiavel…!!!!agora vai dar uma de lula pai dos aposentados!!devemos votar em Marina Silva…!vai dar certo? não sei …mas vale a pena tentar,pois ,para dar esta diferença (1,50 + ou -) lula fez todo este carnaval!! reflitam aposentados >>>foram 8 anos de FHC mais 8 anos de lula , gente!!!!Marina Silva merece nosso credito

  17. Antonio Gomes Sandy · Editar

    Caros amigos aposentados, toda esta lenga, lenga para não dar a miséria dos 7.7 de aumento aos sofridos aposentados que muitos deles já perderam mais de 70% da esmola que recebiam quando se aposentaram, enquanto isso o nosso dinheiro é roubado, desviado aos milhões, é dinheiro na cueca, nas meias, nos bolsos na bolsa, é mensalão para cá, mensalão para lá, e os grandões então tipo Duda Mendonça e outros figurões que levaram milhões, é tanto dinheiro nosso que este governo manuseia que ele nem percebe quando é roubado, é preciso que a VEJA, ISTO É, FOLHA DE SÃO PAULO descubra para vir ao nosso conhecimento toda maracutaia escondida por baixo do tapete, enquanto isso eles apregoam que os 7.7 para os aposentados vai quebrar o Brasil! São uma cambada de paus isto sim!!!

  18. Caros aposentados, não se iludam achando que terá 7.7 % de aumento no seu salario que não é não. São só 1,5% (+ ou -)só, por que os outros 6,4% nós já ganhamos em Janeiro. Não se iludam não, fiquem de olhos bem abertos com esse Lula. É tudo uma estrategia de eleição, eles dão esse aumentinho agora depois em setembro pagam a metade do décimo terceiro aos aposentados que ganham 510,00 ai em outubro vem as eleições…..ai voce já sabe como é que é né.

  19. André Xavier Lissonger da Silva · Editar

    uma vêz que o lula não tinha outra opção, a não ser votar o reajuste, sob o perigo de sua candidata exterrorista perder a eleição, e que eu acho que vai perder, resta a nós aposentados, restabelecer as lutas pelos valores perdidos com os reajustes diferenciados e inconstitucionais, do salário mínimo em relação aos reajustes dos aposentados que se aposentaram com valores acima de um mínimo. O FHC com seus súditos inventaram essa infâmia, que o lula (faraó de ocasião) tanto criticou quando era candidato, aprovaram a falência dos aposentados quando aprovaram essa aberração que está aniquilando com o poder aquisitivo dessa população de vagabundos aposentados, como êles nos designaram, e que o lula abraçou, manteve e quer piorar ainda mais.
    Se a madame MIM for eleita, ai de nós aposentados.