Aprovado aumento de 7,7% aos aposentados



  

O reajuste aos aposentados teve muitos capítulos nas últimas semanas, pois Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e mais algumas autoridades, queriam vetar o percentual de elevação de 7,7% almejado já há algum bom tempo. Em 19 de maio, quinta-feira, o Senado, finalmente, aprovou o aumento.

O governo federal, descontente, estima que a Previdência deverá desembolsar mais de R$ 30 bilhões durante cinco anos caso o projeto convencionado seja convertido em lei. Isso se confirmará, ou não, após a análise do texto pelo presidente Lula, que conta com a opinião nesse sentido de Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, uma vez que, segundo ele, o reajuste anterior de 6,14% já traria gasto adicional de R$ 19 bilhões na meia década citada no primeiro parágrafo.

Caberá, agora, uma análise imparcial de Lula. A sensatez, em ano eleitoral, é importantíssima. Os fatos indicam um possível veto do presidente, pois, para ele, não é porque 2010 haverá eleições que medidas eleitoreiras devem ser tomadas sem um mínimo de responsabilidade.





Vamos aguardar.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: G1.



9 comentários em “Aprovado aumento de 7,7% aos aposentados

  1. jose carlos monteiro alves · Editar

    sempre….sempre que se ( só se cogita) em aumentos para aposentados vem sempre alguem ,ou da imprensa ou do governo , já com numeros prontos para dizer do (rombo) na previdencia!!mas,poucos ,muito poucos, conseguem ver o quanto ,até agora ,nos foram usurpados nos governos, fhc e lula!!!

  2. Como trabalhador, passei muitas noites sem dormir, fazendo horas extras e outras atividades para sustento da minha familia, e trabalhei desde 12 anos e aposentei com 47 anos(SEM NUNCA TER FERIAS), ai vem estes almofadinhas filhinhos de papai, que estudam em universidades publicas(PARA NAO PAGAR) dizer, como muitos reporteres que reajuste para aposentados será o caos na economia, mas não falam que as empresas dos seus pais SONEGAM A PREVIDENCIA E CAUSAM PREJUISOS AOS TRABALHADORES e APOSENTADOS e se esquecem que a USINA BINACIONAL DE ITAYPU gera muita renda e FOI CONSTRUIDA COM DINHEIRO DA PREVIDENCIA NO GOVERNO GEISEL.

  3. Julio Cesar Pontes · Editar

    Queria saber sobre esse aumento aos aposentados do INSS de 7,7% se aprovado pelo Presidente, quando entra em vigor, a partir de quando começa a receber?. Muito obrigado: Julio Cesar Pontes

  4. Não acredito no que estou lendo!!!!!! até parece que estão fazendo um grande favor TRABALHAMOS E NOS DESCONTARAM para ter uma aposentadoria digna,só queremos o que TEMOS POR DIREITO.Quando desvian dinheiro da previdencia e continuam nos pagando é por que tem muito dinheiro…!!!!
    Essa história que o GOVERNO tem que ter responsabilidade e não pode dar aumento que vai quebrar a previdencia isso é BALELA MUDEM O DISCURSO.Chega de mentiras,enrrolação.FIZ MUITAS HORAS EXTRAS E A PREVIDENCIA DESCONTAVA UM MONTE .ALGUÉM PODERIA NOS EXPLICAR????????????

  5. Continuam brincando com o salário dos trabalhadores e dos aposentados.Quando o povo tiver acesso no sentido de opinar sobre o salário dos políticos que é um deboche para um povo que TRABALHA a vida inteira,aí isso muda.Eles resolvem entre eles e o povo que se dane,aí tem dinheiro de sobra para aumentar o deles.ISSO È UMA VERGONHA!

  6. ADRIANA FRANCISCA DE SOUZA · Editar

    Sabe, bem posso começar a dar meus PARABÉNS à LUIZ INACIO LULA DA SILVA.
    apesar de muitos esta achando este aumento muito pouco mais eu com meus 21 anos de idade frequento muito bem politica sempre que vejo algo procuro saber mais e nisso nunca vi nenhum dos presidentes desse país ter dado se quer um aumento como este que vem acontecendo praticamente quase todo ano pouco e sim para quem se levanta durante anos todo dia e trabalha ao nascer e esconder do sol o lavrados que ja se sente suas mão muito calejadas ao passar de sessenta ou cinquenta e cinco ano mas BRASIL vamos acorda sabemos que são bilhões somente de impostos arecadados fora taxa de luz de esgoto das compras que fazemos por mês do que tranportamos os impostos de iptu somente de UM CARRO POPULAR e arecadado uma APOSENTADORIA e quantos carros importados ou mesmo popupar existe fora tantas outras coisas…….
    mas também vamos ver que nosso presidente fez muito pelos aposentados e pensionista inss do nosso pais realmente o que não acontecia a anos .
    SO QUE EU ESPERO QUE NESSES PROXIMA ELEIÇÃO TENHAMOS UM PRESIDENTE (A)QUE TENHA CORAÇÃO COMO ACREDITEI EM LUIZ INACIO LULA DA SILVA .
    E QUE AO INVES DE CADA AUMENTO PARA DEPUTADO E SENADO SEJA DE 18% acima que olhe para aquele que esta ralmente cansado do sol em seu rosto…
    ACORDA POLICA BRASILEIRA PRECISAMOS DE VCS NÃO NOS ENVERGONHE!

  7. esses politicos ficam reclamando de um aumentnho do salario minimo mas nao falam do dinheiro da cueca nem da meia isso sim é um arrrombo nao aumento do salario de pessoas q trabalharam uma vida inteira pra depois dependerem de mixaria. É uma vergonha!

  8. Hiula Santos de assis · Editar

    A esqueci de dizer que no texto não pontuação nem virgulas ponto fina nad apoi para estes vermes não vale a pena caprichar peço desculpas aos amigos que pelo amor de deus não seja POLITICO

  9. Cleide Gonçalves · Editar

    No mes de julho que recebi em agosto tive um aumento, mas o mes de agosto que vou receber em setembro nao tenho, sabem porque. obrigada e uma boa tarde