Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnac) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) indicou que a ampliação do salário mínimo após 2004 foi importante para o aumento da renda dos trabalhadores com remuneração mais baixa.
As estatísticas indicam, por exemplo, conforme mencionado pelo portal de notícias G1, que ao fatiar a população em 10 partes em consonância com a faixa salarial, o grupo de maior destaque foi aquele que reúne pessoas com rendimento igual a um salário mínimo, entre 2002 a 2008, com expansão de quase 36,1%.
Dois segmentos apresentam destaque no estudo: agrícola, que entre 2002 e 2008 procedeu alta de 21,15% aos trabalhadores, e serviços domésticos, com alçamento de quase 15,4% no período igual ao mencionado anteriormente.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: G1.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?