O acesso ao crédito foi um dos principais responsáveis pelo crescimento das vendas em diversos segmentos do país, sobretudo aos consumidores que compraram seu veículo e produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar). No início de 2010, devido às compras de final do ano, contabilizou-se alta; na atualidade, porém, a realidade dá indícios de ser diferente.
A Serasa Experian divulgou no início desta semana que a demanda do consumidor em abril ante março deste ano apresentou retração de 6%, grande parte reflexo do menor número de dias úteis do mês passado e o fim da exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), conforme atesta reportagem do portal dinheiro UOL.
Por outro lado, se abril de 2010 for comparado ao mês igual de 2009, uma alta de 12,4% é percebida, justificada por especialistas pela baixa taxa comparativa registrada no ano passado, ocasião na qual a crise financeira mundial assolava o mundo.
Outro fator positivo avaliado pela Serasa é a demanda por crédito acumulada no primeiro quadrimestre do ano, que ultrapassa em mais de 19% o índice registrado no período similar de 2009.
Por Luiz Felipe T.Erdei
Fonte: Folha Online
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?