Demanda por crédito tem queda em abril



  

O acesso ao crédito foi um dos principais responsáveis pelo crescimento das vendas em diversos segmentos do país, sobretudo aos consumidores que compraram seu veículo e produtos da linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar). No início de 2010, devido às compras de final do ano, contabilizou-se alta; na atualidade, porém, a realidade dá indícios de ser diferente.

A Serasa Experian divulgou no início desta semana que a demanda do consumidor em abril ante março deste ano apresentou retração de 6%, grande parte reflexo do menor número de dias úteis do mês passado e o fim da exoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), conforme atesta reportagem do portal dinheiro UOL.

Leia também:  Prazo para Saque do Abono Salarial (PIS/PASEP) 2014

Por outro lado, se abril de 2010 for comparado ao mês igual de 2009, uma alta de 12,4% é percebida, justificada por especialistas pela baixa taxa comparativa registrada no ano passado, ocasião na qual a crise financeira mundial assolava o mundo.





Outro fator positivo avaliado pela Serasa é a demanda por crédito acumulada no primeiro quadrimestre do ano, que ultrapassa em mais de 19% o índice registrado no período similar de 2009.

Por Luiz Felipe T.Erdei

Fonte: Folha Online