Em um mundo corriqueiro, onde pessoas passam a maior parte de seu dia fora, com café da manhã, almoço e, em alguns casos, janta – em ambiente externo ao lar –, não é de espantar que as despensas fiquem mais vazias, sobretudo nas famílias em que a mulher também tem de sair para o mercado de trabalho.
Um estudo denominado “Retratos do Varejo” elaborado pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas) indica que a população brasileira tem adquirido mais alimentos nos supermercados, denotando, pois, que o hábito de se alimentar em casa aumentou, embora a globalização jogue a maré contra esses “esforços”.
Com gasto médio mensal de R$ 1.663, os brasileiros passaram a comprar alimentos, produtos de limpeza, bebidas e produtos de higiene mais amplamente. De acordo com o Canal Executivo UOL, o uso do dinheiro para esse fim foi 8% maior em 2009 ante os 365 dias de 2008.
Martinho Paiva, vice-presidente de comunicação da entidade, avalia que as novas informações assinalam uma alteração no comportamento da população do país. Isso pode refletir que o aumento na oferta de crédito fez as pessoas gastarem acima dos próprios ganhos, notabilizando, por fim – neste sentido –, uma tendência já vista em anos anteriores.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: Portal Exame.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?