Medidas de estimulo à exportação podem ser anunciadas



  

Conforme já anunciado entre a imprensa, há algum tempo o Ministério da Fazenda almeja lançar pacote de estímulo voltado às exportações. Inúmeros segmentos do país reivindicam, há alguns meses, ações para beneficiar a competitividade de suas ações no exterior, como é o caso do setor automotivo.

Nesta quarta-feira, 5 de abril, o MF deve anunciar novas medidas durante encontro do Grupo de Acompanhamento do Crescimento (GAC), evento que agrupa representantes da sociedade e do governo. A expectativa a partir do intento é apressar a devolução da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e dos créditos do Programa de Integração Social (PIS) dos envolvidos no segmento de exportação, segundo notícia veiculada pelo portal de economia do UOL.

Outra ideia, já em estudo há alguns anos, é a criação de uma instituição focada para incentivar políticas de comércio exterior, por enquanto denominada Eximbank. O UOL relata que, em seu início, a nova entidade, por assim dizer, contaria com linhas de financiamento ao segmento exportador já vigentes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).





Além das propostas mencionadas acima, existem outras que visam tornar a nação brasileira mais forte nas exportações. Afinal de contas, mão-de-obra, matérias-primas e tecnologias o país tem; caberá, agora, decisões acertadas para permitir ao Brasil exportar mais do que importar, dependendo do segmento.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: UOL