Economia Brasileira deve superar patamar pré-crise



  

Notícias diárias indicam a economia brasileira como uma das que melhor tem obtido resultados positivos após a crise financeira mundial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que a indústria do país se aproxima de seu recorde produtivo, pois está a 0,1% inferior ao pico constatado em setembro de 2008, ocasião antecedente ao início do embate global.

Informações lançadas pela entidade revelam que a produção da indústria ascendeu 2,8% em março em comparação ao mês anterior, o maior salto registrado desde outubro de 2009, e 19,7% ante o mês igual do ano passado, configurando, desta maneira, o melhor percentual já visto desde abril de 1991.

André Macedo, economista do IBGE, avalia que o nível da produção está quase igualado ao recorde notado em setembro de 2008. Alguns segmentos, inclusive, já ultrapassam o nível, tais como o de bens duráveis, 3% acima do ápice mencionado.





Embora alguns setores superem expectativas, segundo a agência de notícias Reuters, o de bens de capital se encontra inferior ao cume em 7,4%.

Leia mais diretamente na agência Reuters.

Por Luiz Felipe T. Erdei