Número de Endividados no Brasil cai entre Março e Abril 2010



  

Apesar de qualquer início de ano ser estritamente carregado de novas pessoas devedoras, seja devido a prestações contraídas durante as festas de final de ano, seja em virtude do pagamento de impostos como IPTU e IPVA, estudo levantado pela Confederação Nacional de Comércio (CNC) indica que o total de endividados caiu cinco pontos entre março e abril, para 58%.

Dos 17,8 mil consumidores consultados em todas as capitais federativas do Brasil, a pesquisa revelou, também que o índice de cidadãos com algum tipo de dívida ou conta em atraso recuou de 27,3% em março para 24,4% em abril. Carlos Tadeu de Freitas Gomes, chefe da divisão econômica da CNC, avalia que o início de 2010 é atípico, pois conforme mencionado, é bem mais comum o aumento da inadimplência.

Leia também:  Calendário para Saque do FGTS Inativo




O portal de economia do Estadão ilustra outro ponto incluso na pesquisa feita pela entidade. De março para abril, houve queda de 2,1% no Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

Para saber mais informações sobre o assunto, principalmente em relação a outros pontos analisados pela CNC, acesse aqui.

Por Luiz Felipe T. Erdei