O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram, juntos, que o percentual de inadimplentes pelo Brasil teve retração de 2,79% em março deste ano ante o mês igual de 2009. Ambas as instituições avaliam que essa queda se deve à fraca base de comparação do ano passado em virtude da crise financeira global.
Apesar desse baque, se março deste ano for comparado a seu mês antecessor, há aumento na taxa de inadimplência em quase 11,7%, justificado pela CNDL sob o mote de que o segundo mês de cada ano possui menos dias úteis – além das festividades comemoradas durante o Carnaval.
Embora exista esse contrabalanço, a inadimplência recuou 2,91% no primeiro trimestre de 2010 em comparação aos três primeiros meses de 2009. A disposição para o atual mercado a 2010, conforme mencionado pelas entidades e veiculado pelo portal de notícias G1, é de expansão, originado, principalmente, pelo aumento do salário mínimo e pelo maior poder aquisitivo das classes D e E.
Confira outros dados divulgados pela CNDL e pelo SPC aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?