Uma leitora do Rio Grande do Sul perguntou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, sobre o destino do dinheiro proveniente do CPMF, extinto no final de 2007.
O presidente disse que em 2006 vários benefícios na saúde como milhões de internações, exames laboratoriais, e hemodiálises foram concedidos em função dos recursos arrecadados com o imposto, e que sua eliminação foi proposta pela oposição como uma forma de atingir o governo, mas acabou prejudicando a saúde do povo brasileiro.
Segundo Lula R$14,3 bilhões do CPMF foram direcionados para a área da saúde em 2006. Sobre um possível retorno do imposto, o presidente colocou que existe uma proposta de se criar a Contribuição Social para a Saúde, com cobrança de 0,1%, cujos recursos seriam destinados à União, aos Estados e Municípios.
Por Márcia V. L. Galvão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?