Um artigo curioso do Wall Street Journal chamou a atenção dos principais meios de comunicação do Brasil no início desta semana. Sob o título de “Contenha seu entusiasmo pelo Brasil”, sua autora, Mary Anastasia O’Grady, levanta inúmeros questionamentos sobre uma das principais riquezas do país: o petróleo.
Obviamente, suas palavras são tendenciosas, mas apimentam novos debates. O país, questiona ela, que tem comemorado o sucesso de suas parcerias público-privadas, conseguirá, efetivamente, dividir toda a riqueza em todas a todas as camadas sociais?
Com um texto ácido, a editora e colunista do jornal norte-americano indaga a representatividade de Luiz Inácio Lula da Silva. Denomina o líder do Brasil como um gestor que nada fez.
Embora Mary levante pontos importantes e contraditórios, os números não deixam margem para quaisquer dúvidas. O país tem conseguido bons resultados, diferentemente dos EUA, tanto que os percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) ultrapassam 5%, seja de fontes brasileiras, seja de fontes estrangeiras.
Para ler a opinião de Mary e tirar suas próprias conclusões, clique aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?