O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nas primeiras horas de 11 de março, quinta-feira, que o Brasil apresentou contração de 0,2% em seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, mesmo após forte recuperação assinalada nos três últimos meses do ano, quando apresentou elevação de 2%.
O percentual, embora negativo, é apontado por analistas como notável, visto que o país superou índices de nações européias e, também, dos Estados Unidos. A China, por sua vez, teve PIB ao final de 2009 em mais de 8%, enquanto o asiático Japão teve de arcar com um percentual bem abaixo de diversas pátrias.
Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, relata que a economia do Brasil superou, definitivamente, a crise e que começou a enfrentar um desenvolvimento vigoroso, estimulado, principalmente, pelo crescimento da indústria e pela expansão dos investimentos.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Voces poderiam me informar qual é o valor atual do PIB e da renda per capita do Brasil, EUA, e Cuba.
Obrigado.