Agricultura terá crescimento de 4% ao ano até 2020



  

Muito se fala sobre a criação de mais de 2 milhões de empregos até o final deste ano. Pouco se fala, porém, da produção brasileira de alimentos que, segundo Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, deverá manter o ritmo de desenvolvimento médio em 4% ao ano em todos os períodos dentro da próxima década.

Stephanes, ao contrário do que muitos especuladores poderão supor, acredita que esse percentual é positivo, pois a economia mundial não tem, sequer, qualquer tipo de perspectiva nesse nível.





O mercado externo, para Stephanes, que teve discurso veiculado pelo Portal de Economia do Estadão, é o segmento que ditará o ritmo de crescimento, embora a demanda interna possa ser a principal referência, principalmente em virtude do bom momento econômico brasileiro vinculado à queda do desemprego e aumento do poder de compra da população.

Para acompanhar essa estimativa, o ministro relaciona que são necessárias melhorias no manejo da pecuária, ocasionando, inclusive, liberação de vários hectares de terra.

Por Luiz Felipe T. Erdei