Aumento Operações de Crédito em Janeiro




O Banco Central assinalou que as operações de crédito do sistema financeiro tiveram dilatação de 0,7% no primeiro mês deste ano em relação a dezembro de 2009. De acordo com o órgão, o crescimento indicado apresentou carteira total de empréstimos em pouco mais de R$ 1,4 trilhão.

Uma nota propagada pelo BC avalia que as operações de crédito mantiveram seu curso de dilatação gradual, com enriquecimento um pouco mais ameno em janeiro de 2010. No entanto, relata o Portal de Economia do Estadão, houve uma queda dessa demanda por parte de empresas em recursos bancários, seguidos, pois, conforme o momento da atividade econômica brasileira.

Leia também:  Valor do Salário Mínimo 2019 - Previsão do Governo

Em relação a pessoas físicas, houve expansão em modalidades como crédito rotativo e pessoal, devido, sobretudo, aos compromissos tributários e financeiros comuns no início do ano, tais como impostos prediais e veiculares, compras assumidas no final de 2009, entre outros.

A participação do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) alcançou um percentual de 44,6% ao final do primeiro mês deste ano, um pouco abaixo de dezembro do ano passado, quando o mesmo índice apontado cerceava 45%.

Saiba mais outras informações sobre juros e inadimplência aqui.


Por Luiz Felipe T. Erdei