Auxílio aos trabalhadores de pequenas empresas



O Diretor do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas, em entrevista realizada na TV Senado em 22/02/2010, relatou a importância atual de se dar respaldo legal aos trabalhadores de pequenas empresas, especialmente na área do comércio.

Isto porque, como a maioria deles trabalha como autônomo, não há ainda leis que lhes dêem subsídios em caso de perdas. Ressalta-se que este problema está mais focado ao trabalhador urbano, visto que o trabalhador rural tem o Ministério Agrário e o Ministério da Agricultura trabalhando a seu favor.



O Diretor do IPEA reforçou que a estruturação de uma base legal para os trabalhadores deve estar voltada às pequenas empresas, porque as empresas de grande porte já possuem setores bem estruturados, com Recursos Humanos totalmente amparados legalmente.

Leia também:  Projeto permite saque do FGTS por trabalhador que pede demissão

Para ajudar no planejamento das pequenas empresas, existe o SEBRAE, órgão que dá amplo auxílio nesta área, através de cursos e palestras, onde o futuro microempresário pode montar o seu plano de negócios e obter os passos necessários, tanto para montá-lo, quanto para mantê-lo, que é sem dúvida, o passo mais difícil.