Embora a economia brasileira tenha apresentado recuperação nos seis últimos meses do ano passado, o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos revelou que, independentemente disso, o descumprimento com ordens de pagamento atingiu recorde em cheques devolvidos pela segunda vez. O percentual alcançado, então, é de 2,15%, o maior índice já percebido desde 1991, de acordo com a Agência Estado.
A reportagem revela que a Serasa Experian julga o pouco crédito do primeiro semestre de 2009 o grande responsável por esses dados. Na ocasião, a inadimplência anotada pelo próprio instituto foi de 2,30%, o pior, conforme a AE, assinalado por esse medidor.
O Estado que mais se destacou negativamente foi o Amapá, com devolução de 10,2% dos cheques emitidos. São Paulo ocupa o status oposto dessa análise, pois foi o que menos apresentou o descumprimento, num percentual de 1,64%.
Para os próximos meses de 2010, indica a matéria, a perspectiva é que esse índice apresente um baque significativo devido ao progresso da economia pelo país e pelo mundo.
Confira outras análises da matéria aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?