Queda Produção Industrial de São Paulo (SPI) – Dezembro – 2009



  

O Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo revela que a produção de dezembro na indústria paulista deve apresentar um baque de singelo 0,1% em dezembro de 2009 em relação ao mês antecessor. Isto pode ser um dado significativamente negativo, visto que em novembro esse mostrador ascendeu 3,2% na série, com ajuste sazonal.

Anteriormente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia estimado alta de 1,6% na produção industrial paulista em novembro em relação a outubro de 2009. A Agência Estado relata que mesmo com esse percentual não muito convincente, pode ser bom por estar próximo do zero e por ter a possibilidade de ser considerado estável.

Leia também:  Calendário do PIS 2017




A finalidade desse indicador, realizado numa sociedade entre a AES Eletropaulo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é adiantar tendências da atividade industrial no Estado. Se comparado com o mesmo período de 2008 (dezembro), há uma alta de 18,1%, conforme divulgou a AE, parafraseando pesquisas das duas instituições mencionadas neste parágrafo.

Leia outros dados significativos aqui.

Por Luiz Felipe T. Erdei