A crise financeira mundial, se observada por outros prismas, pode trazer resultados e análises positivos, principalmente ao Brasil. Segundo o discurso de Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o colapso mundial ajudou no combate à inflação, em 2009.
De acordo com ela, conforme matéria da Agência Estado, a redução da demanda internacional por alimentos evitou que reajustes em diversos produtos, no mercado interno, fossem necessários. Por outro lado, o dólar desvalorizado em relação ao real permitiu a manutenção de preços.
Repetindo o discurso de Guido Mantega, ministro da Fazenda, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil, entre outros, Eulina ressaltou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a vários produtos, que contribuíram – e muito! – para a rotatividade do capital circulante.
Leia outras informações interessantíssimas aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?