A atual “insuficiente” economia norte-americana tem gerado repercussões por todos os continentes. Com isso, várias lideranças mundiais vêem a chance de estabelecer novas diretrizes mundiais, entre eles Nicolas Sarkozy, presidente da França, que enxerga a possibilidade de um globo multi-monetário.
Para ele, a adoção de diversas moedas de referência internacional podem reverter a excessiva desvalorização do dólar sobre moedas como o euro e o próprio real, pois, segundo a Agência Estado, sofrem o impacto da baixa da divisa americana nos mercados financeiros.
Para se ter idéia, em 7 de janeiro, um euro era vendido a quase US$ 1,44. Por conta disso, ressalta Sarkozy, o comércio e a indústria globais sofrem deformidades em virtude de moedas sub-valorizadas.
A proposta do presidente francês será apresentada à comunidade internacional e à União Européia no próximo encontro das 20 maiores potências mundiais, o G-20.
Confira mais informações aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?