Consumo de Sorvete no Brasil em 2009 – Aumenta em 70% com Verão



  

O calor pede sempre um sorvetinho geladinho, ou, então, isotônicos, sucos naturais, entre outros. A Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS) fez um levantamento sobre o consumo de sorvete do brasileiro durante o ano.

No período do Verão, entre setembro e março, a ingestão representa aproximadamente 70% do total comercializado durante o ano, desde picolés e softs a sorvetes de massa. O ano passado representou um aumento de 3% nas vendas, ilustrando, assim, que o mercado tem feito a ampliação de variedades, bem como melhorado a tecnologia e mão-de-obra empregadas na produção.





De acordo com os últimos estudos, o brasileiro consome 4,7 litros de sorvete por ano, aproximadamente 30% do visto em países mais frios, como a Dinamarca e a Finlândia. Isto porque, revela Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, existe uma diferença cultural, pois nas duas nações citadas neste parágrafo, o consumo no Inverno é feito normalmente, diferentemente do visto no Brasil, quando se acredita que tomar sorvete nessa época faz mal.

Por Luiz Felipe T. Erdei