O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declara, em estudo, que o comércio em hipermercados e supermercados apresentaram um desempenho positivo e puxaram, sobretudo, as vendas em outubro ante o mês de setembro em 1,4%, juntamente a produtos relacionados a alimentos, fumo e bebidas.
Reinaldo Pereira, técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, avalia que os resultados obtidos em outubro apontam que há o efetivo reaquecimento econômico pós-crise. Para ele, das dez atividades pesquisadas no varejo, apenas uma delas apresentou declínio: o segmento de materiais de construção.
Os incentivos do governo, o aumento da renda e da massa salarial, bem como a manutenção empregatícia pelo país, elevam o consumo dos cidadãos brasileiros. Além desses, o retorno do crédito com prazos maiores e o câmbio contribuem para um preço mais acessível aos produtos importados.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?