A tendência deste século é o debate de políticas que almejam combater o efeito estufa e o aquecimento global. Em vista disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a BM&FBovespa apregoaram a criação de um índice estimulante às companhias de capital aberto, para que reduzam suas emissões de gases à atmosfera.
O novo intento, batizado de Índice Carbono Eficiente, deve ser configurado em 2010, e avaliará pelo inventário de emissões de gases que ferem a camada de Ozônio todas as fontes de atividades atreladas a uma empresa. Com isto, pessoas que simpatizam ou que aderem profundamente a campanhas dessa natureza poderão ter mais um motivo para comemorar.
Segundo a Agência Estado, a BM&FBovespa acredita que o peso de cada ação das companhias será deliberado com base na participação do IBrX-50, indicador ordenado pelas 50 ações mais negociadas na Bolsa de Valores. Portanto, empresas que melhor gerirem suas emissões de gases, melhor alcançarão suas eficiências.
Conheça mais sobre esse novo projeto aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?