Certa vez escutei de um professor que a visão dos países latino-americanos em relação ao Brasil é a mesma visão de inúmeras outras nações do globo terrestre em relação aos Estados Unidos. O Brasil é visto, muitas vezes, como o grande líder, mas também como um grande ditador.
Introduções à parte, Cristina Kirchner, presidente da Argentina, cobrou indiretamente de Luiz Inácio Lula da Silva, líder brasileiro, maiores concessões e tolerâncias ante o protecionismo realizado sob Buenos Aires. Além disso, informa o jornal O Estado de S. Paulo, o Brasil é o responsável pela árdua tarefa de diminuir as assimetrias do Mercosul.
Lula, porém, não respondeu as palavras de Cristina, mas citou o término da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) e uma melhor utilização do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul. A Agência Estado se pautou no jornal impresso; você pode conferir detalhes mais aprofundados em aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?