Corte do IPI em Eletrodomésticos Favorece Classe Média Brasileira

O novo e recente corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca – fogão, geladeira e máquina de lavar –, automóveis, móveis e materiais de construção gerará um abatimento, de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, de R$ 210 milhões aos brasileiros de classe média.

Essa cifra estimada corresponde a 21% do custo do benefício Bolsa-Família por mês, um amparo para quase 11 milhões de famílias carentes, revela Alexandre Andrade, economista da Tendências Consultoria Integrada, órgão praticante deste levantamento e vinculado à reportagem.

Além disso, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o 13º salário, em suas duas parcelas, deverá injetar na economia brasileira um montante de R$ 84,6 bilhões, exatamente 8,5% maior que o relacionado no ano passado. Se tudo correr bem e dentro do previsto, este poderá ser o melhor Natal da década, afirma o Estadão em consonância com economistas, industriais, executivos e comerciantes.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies