Corte do IPI em Eletrodomésticos Favorece Classe Média Brasileira



  

O novo e recente corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca – fogão, geladeira e máquina de lavar –, automóveis, móveis e materiais de construção gerará um abatimento, de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, de R$ 210 milhões aos brasileiros de classe média.

Essa cifra estimada corresponde a 21% do custo do benefício Bolsa-Família por mês, um amparo para quase 11 milhões de famílias carentes, revela Alexandre Andrade, economista da Tendências Consultoria Integrada, órgão praticante deste levantamento e vinculado à reportagem.





Além disso, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o 13º salário, em suas duas parcelas, deverá injetar na economia brasileira um montante de R$ 84,6 bilhões, exatamente 8,5% maior que o relacionado no ano passado. Se tudo correr bem e dentro do previsto, este poderá ser o melhor Natal da década, afirma o Estadão em consonância com economistas, industriais, executivos e comerciantes.

Leia também:  Por que usar produtos enzimáticos para lavar roupas?

Por Luiz Felipe T. Erdei