Obama elogia Equipe para Afastar Especulações Negativas



  

Muitas vezes, discursos especulativos surtem ótimos efeitos no mundo econômico. No Brasil, em menos de 5 anos, inúmeros políticos se utilizaram deste meio para afastar especulações negativas, bem como para estimular investidores estrangeiros a investirem na nação brasileira.

Com base nisso, talvez sem algum propósito imediato, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, afirmou em entrevista que a sua equipe financeira, mais Timothy Geithner, secretário do Tesouro, obtiveram sucesso em firmar o sistema financeiro daquele país.





Segundo Obama, a economia estadunidense começa a apresentar um desenvolvimento interessante pela primeira vez em pouco mais de um ano. Para ele, é importante, no atual momento, não se pautar nos altos índices de desemprego; é viável, pois, oferecer estímulos para que as empresas voltem a contratar. Com isso, o ciclo econômico interno – e por que não entre os demais países do globo? – pode fazer a economia girar, girar, girar…

Obama assegura que não descansará enquanto os problemas não forem sanados. O primeiro passo, ressalta, já foi dado. Restará garantir que os Estados Unidos estejam no rumo certo. Provavelmente – há uma possibilidade de haver coerência nas próximas palavras –, Barack bebeu um pouco do mel discursivo de Lula.

Por Luiz Felipe T. Erdei