Muitas vezes, discursos especulativos surtem ótimos efeitos no mundo econômico. No Brasil, em menos de 5 anos, inúmeros políticos se utilizaram deste meio para afastar especulações negativas, bem como para estimular investidores estrangeiros a investirem na nação brasileira.
Com base nisso, talvez sem algum propósito imediato, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, afirmou em entrevista que a sua equipe financeira, mais Timothy Geithner, secretário do Tesouro, obtiveram sucesso em firmar o sistema financeiro daquele país.
Segundo Obama, a economia estadunidense começa a apresentar um desenvolvimento interessante pela primeira vez em pouco mais de um ano. Para ele, é importante, no atual momento, não se pautar nos altos índices de desemprego; é viável, pois, oferecer estímulos para que as empresas voltem a contratar. Com isso, o ciclo econômico interno – e por que não entre os demais países do globo? – pode fazer a economia girar, girar, girar…
Obama assegura que não descansará enquanto os problemas não forem sanados. O primeiro passo, ressalta, já foi dado. Restará garantir que os Estados Unidos estejam no rumo certo. Provavelmente – há uma possibilidade de haver coerência nas próximas palavras –, Barack bebeu um pouco do mel discursivo de Lula.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?