Governo da Argentina decide Barrar Brinquedos do Brasil



  

A batalha campal entre Brasil e Argentina continua. Desta vez, o governo liderado por Cristina Kirchner decidiu barrar triciclos, bonecas e outros brinquedos de fabricação brasileira. Isto configura como parte da restrição executada pelo país argentino, sob a justificativa de que os produtos tupiniquins invadem o mercado daquela nação.

Efetivamente, a nova medida de Cristina deixa muitos importadores com os pés e mãos atados, pois as vendas para o Natal deste ano eram promissoras. A Secretaria do Comércio Interior, com base na resolução 894/2009, determina a suspensão de duas disposições sobre condições de segurança em brinquedos.





Finalmente, com esta iniciativa, alguns dos produtos fabricados no Brasil passarão por novas triagens alfandegárias, o que tende a acarretar quedas nas exportações de brinquedos brasileiros ao mercado da Argentina. Curiosamente, a participação nacional no mercado daquele país é de simplórios 2,2%, contra 79,1% de fabricantes chinesas. Não é invasão de mercado, como afirma Cristina. É rivalidade, clássico!

Leia também:  Salário Mínimo no Paraná em 2017

Por Luiz Felipe T. Erdei