Setor mobiliário pede isenção do IPI por mais 6 meses

Mais uma vez Guido Mantega, ministro da Fazenda, foi requerido, agora pela Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa) e pela Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel). Ambas forneceram à autoridade um estudo em relação às vendas do setor, ocasião na qual pediram uma isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por seis meses.

José Luiz Fernandez, presidente da Abimóvel, afirmou que a medida se faz necessária para o desenvolvimento positivo das vendas, pois o setor passa por um momento delicado em virtude da diminuição das exportações por causa da queda percebida na demanda do mercado mundial.

De acordo com Fernandez, o setor apresentou uma queda de 5,7% em agosto ante o mesmo mês do ano passado. Além disso, segundo ele, as vendas para a Argentina, esta considerada o segundo maior mercado para o Brasil, apresentaram queda de 45% entre janeiro e setembro de 2009 em detrimento ao mesmo período de 2008.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies